sábado, 18 de agosto de 2012

FIFA LIBERA O USO DE VÉU MUÇULMANO


Fifa libera uso de véu muçulmano para jogadoras

Das Agências Internacionais, em Zurique

O uso de véu islâmico para jogadoras muçulmanas foi liberado pela Fifa, nesta quinta-feira, e anunciado em coletiva de imprensa. A International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pelas regras do jogo, autorizou o uso do acessório. A questão estava em discussão depois que a Confederação Asiática (AFC) e o príncipe da Jordânia - um dos seis vice-presidentes da Fifa -, Ali Bin Al Hussein, manifestaram o desejo para que o uso do véu estivesse incluso no regulamento do futebol.
Jérôme Valcke, Secretário Geral da Fifa, explicou o motivo da decisão: "Esta iniciativa tomada em nosso último congresso foi submetida a uma decisão final do comitê médico da Fifa. A segurança do uso do véu foi certificado, e portanto a medida aprovada".
A decisão foi unânime, entretanto a medida será submetida a um primeiro período experimental. As características do véu, como sua cor e design, serão discutidas em novembro numa reunião pela IFAB, na Escócia. Agora, todas as mulheres poderão praticar o futebol profissionalmente, algo que não ocorria até então por restrições religiosas e culturais que afetavam algumas comunidades no mundo.
A novidade foi muito bem recebida pelo mundo árabe. "É uma boa notícia para nós. É algo bom para a comunidade muçulmana", disse Alex Soosay, secretário geral da Confederação Asiática de Futebol, cuja sede se encontra na Malásia, país majoritariamente muçulmano.
Os países do Golfo Pérsico também comemoraram o anúncio. "Está decisão, esperada ansiosamente, nos deixa muito felizes", confirma Naima Al-Sabah, presidenta da Comissão de Esporte Femininos da Federação do Kuwait. Já Omã, por sua vez, não conta com uma seleção feminina, assim como a Arábia Saudita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário