domingo, 5 de agosto de 2012

DERRUBANDO PRECONCEITOS!!!!!


Saudita do judô luta com véu, faz história, mas é eliminada em apenas 1min22s

Por ESPN.com.br
Com apenas 16 anos, a judoca Wojdan Ali Seraj Abdulrahim Shaherkani fez história nesta sexta-feira ao tornar-se a primeira mulher da Arábia Saudita a participar dos Jogos Olímpicos. No entanto, resistiu apenas 1min22s contra a portorriquenha Melissa Mojica e foi eliminada por ippon.

Depois de muita polêmica, a saudita foi ao tatame usando um véu para cobrir a cabeça e que representa a religião islâmica. No tatame, a saudita pouco fez. Nervosa e demonstrando pouca desenvoltura, ela não levou perigo à adversária em nenhum momento do combate.

Shaherkani, que é faixa azul e luta pela categoria pesos pesados, ou seja, acima de 78 kg, precisou de autorização especial do Comitê Olímpico Internacional (COI) para usar o véu. Antes do início dos Jogos, foi cogitada a possibilidade de ela ser desclassificada.

Reuters
De véu, Wojdan Shaherkani tornou-se a primeira mulher da Arábia Saudita nos Jogos
De véu, Wojdan Shaherkani tornou-se a primeira mulher da Arábia Saudita a participar dos Jogos Olímpicos

Tumulto - A presença de Shaherkani na zona mista - a área de entrevistas pós-luta - causou tumulto. Escoltada pelo treinador e por um grupo de voluntários, a saudita parecia assustada com tamanho assédio. 

"Estou muito ogrulhosa por representar meu país. Agradeço muito a todos", disse Shaherkani, enquanto um grupo com quase uma centena de jornalistas se espremia para ouví-la. Como a judoca não fala inglês, até os tradutores de árabe foram muito procurados. 

A portorriquenha Melissa Mojica, adversária que derrotou a saudita sem grandes dificuldades, disse que encarou o combate como qualquer outro. "Eu não ligo para a religião da minha adversária. Fui apenas fazer a minha luta", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário